.

Prefeito Araújo foi condecorado com Título Ordem do Mérito Legislativo, em Belo Horizonte

260873577 1530532583977349 5983539870642586646 n

Da Redação | Assembleia Legislativa | Fotos | Guilherme Bergamini | Redes Sociais

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou autoridades, lideranças e personalidades de destaque com a Ordem do Mérito Legislativo, na última segunda-feira (22).

O prefeito de Jacutinga, Melquíades de Araújo foi condecorado com a Ordem do Mérito Legislativo. A solenidade para entrega da condecoração foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O prefeito Araujo falou sobre a importância de ter recebendo essa honraria concedido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Foi um orgulho muito grande receber essa Comenda Ordem do Mérito Legislativo. Eu diria que não foi emocionante somente para o Araújo, foi também para a minha família de uma forma geral. Foi muito emocionante, porque na hora que recebi essa Comenda e o Diploma concedido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, eu lembrei não só de todo o trabalho que fizemos por Jacutinga, a minha dedicação juntamente com o Vice-Prefeito Toninho Roque, mas lembrei muito da minha família, dos meus pais, meus irmãos que nasceram todos em Jacutinga. É altamente compensador para mim e para minha família que neste momento, o filho caçula dos 15 filhos ter recebido essa homenagem tão especial e grandiosa. Mérito esse que é de uma equipe. Essa é a razão de um trabalho desenvolvido em Jacutinga. Aqui não tem um prefeito, aqui nós temos várias pessoas. Desde o prefeito, até a pessoa que trabalha na faxina. Todos envolvidos em busca melhores condições para a nossa cidade. Por isso vem o resultado. Não é o prefeito que manda. O prefeito é o maior funcionário da população. Aqui o prefeito obedece ao seu plano de governo e que trabalha desde o primeiro mandato para o desenvolvimento de Jacutinga. Este título vem em função do nosso trabalho em favor da nossa Cidade, envolvendo Prefeito, vice Prefeito, secretários, funcionários e vereadores da nossa Câmara Municipal", disse o prefeito.

259502470 263705459115547 2739009900660037993 n

O Título da a Ordem do Mérito Legislativo é um reconhecimento a todos que contribuíram e continuam contribuindo para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado.

Com o tema “Mineiras e mineiros na recuperação econômica e social do Estado no pós-pandemia, destacando a atuação das instituições unidas à sociedade, em prol da vida”, a comenda homenageou cidadãos e instituições que atuaram para amenizar a crise gerada pela pandemia de Covid-19 na economia, na saúde e na própria sociedade.

Esperança

Mesmo reconhecendo que a Covid-19 agravou várias “pandemias” que o Brasil já enfrentava, como a inflação, a fome e a pobreza, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), fez um discurso de esperança e de retomada. 

Ele recorreu a outras tragédias históricas, como a peste negra no século XIV e a segunda Guerra Mundial para enfatizar os avanços alcançados depois de cada uma delas. “A crise é professora. Depois de um momento de recolhimento e morte, há uma explosão de vida. É hora de agir”, enfatizou.

Agostinho Patrus citou, entre as ações do Parlamento mineiro, o Recomeça Minas, um pacote de estímulos para incentivar a retomada econômica e social do Estado. E reforçou a disposição da Assembleia para seguir trabalhando, em parceria com as instituições, e com um cuidado especial com a população mais vulnerável.

1611678 1

Oradora exalta trabalho coletivo

Falando em nome de todos os agraciados, a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, defendeu uma reconstrução conjunta e de mãos dadas entre pessoas e instituições. “Os graves impactos da pandemia ainda serão sentidos por um tempo”, justificou.

Sandra mencionou os grandes desafios que se apresentam, mas enfatizou as potencialidades de Minas e seu compromisso com valores democráticos, com a justiça social e com a liberdade. A reitora ainda saudou todos os afetados diretamente pela pandemia e destacou a atuação da Assembleia durante a crise sanitária.

1162614

Ela citou o exemplo da vacina da UFMG, desenvolvida, segundo ela, graças ao trabalho de pesquisadores, mas também à parceria com os três níveis de governos e a ALMG. Ela se referiu a R$ 30 milhões destinados à pesquisa da vacina, vindos de emenda parlamentar a projeto de distribuição de recursos do acordo do Executivo com a Vale.

A mesma emenda ainda destinou outros R$ 54,5 milhões para o combate à pandemia de Covid-19 e à assistência a pessoas e segmentos em situação de vulnerabilidade social.

História

Criada em 1982, a Ordem Mérito Legislativo agracia cidadãos e instituições por seu trabalho e dedicação em prol da sociedade. A condecoração possui os graus Grande Mérito, Mérito Especial, e Mérito. Na edição de 2021, 89 pessoas e instituições receberam a honraria, além de 40 parlamentares que foram agraciados antes da solenidade.

O ingresso na Ordem é realizado por indicação dos parlamentares e é aprovado por seu Conselho, composto pelos membros da Mesa da Assembleia, pelas lideranças parlamentares e pelos ex-presidentes que ainda estão no mandato de deputado estadual. O presidente da ALMG, Agostinho Patrus, também preside o Conselho da Ordem. 

Na solenidade desta segunda (22), essas lideranças parlamentares estiveram à mesa, assim como outras autoridades mineiras. As medalhas foram conduzidas pelos Dragões da Inconfidência da Polícia Militar de Minas Gerais, e o Quinteto de Metais da Banda de Música do Corpo de Bombeiros executou o Hino Nacional. Ao final, o cantor e violeiro Rubinho do Vale apresentou Trem da História, de sua autoria.

1611706

Desenvolvedor