.

FEBRE MACULOSA: MINAS GERAIS JÁ CONFIRMOU NOVE CASOS EM 2023

febre maculosa minas gerais ja confirmou nove casos em 2023 7d7d7

Nove casos de febre maculosa já foram confirmados, em 2023, em Minas Gerais. Sendo que deste total, dois evoluíram para óbito. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), os casos confirmados são 28% a mais do que no mesmo período do ano passado.

“Em 2023, até o momento, foram registrados nove casos confirmados de febre maculosa, dos quais dois evoluíram a óbito. Em 2022, no mesmo
período, foram confirmados sete casos no Estado, num total de 27 naquele ano”, informou a SES-MG.

Na última segunda-feira (12), foi confirmada ainda a morte de um casal por febre maculosa, após apresentar febre, dores e manchas vermelhas no corpo.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença causada por bactérias do gênero Rickettsia e é transmitida por picada de  carrapato, principalmente aquele conhecido como carrapato estrela. A transmissão não acontece diretamente de pessoa para pessoa, por contato. Sendo a principal forma de prevenção evitar a picada do carrapato. Para isso, é preciso ficar atento quando estiver em locais de vegetação, na zona rural, ou em contato com animais.

Os sintomas são semelhantes aos de outras infecções como febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite e desânimo. Depois, aparecem
pequenas manchas avermelhadas pelo corpo.

 FONTE/CRÉDITOS: Varginha Online
Desenvolvedor