.

Mar de Minas: Furnas atinge capacidade máxima e aquece a economia sul-mineira

342017041 180450164819701 2870025051850316807 n
 
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Lago de Furnas, também conhecido carinhosamente como Mar de Minas, atingiu sua capacidade máxima, ou seja, 768 metros acima o nível do mar, como há 12 anos não se registrava. A última vez que a represa atingiu seu o nível máximo foi em março de 2011. De lá pra cá, doze anos se passaram e o reservatório voltou a ficar cheio em decorrência das fortes chuvas na região.
 
O volume de água levou a Usina Hidrelétrica de Furnas a abrir as comportas no mês de janeiro deste ano. Por conta das chuvas dos últimos dias, elas voltaram a se abrir. O fato gera benefícios para um dos principais geradores de energia elétrica do país. Henrique Moreira, professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), esclarece o processo: “Para o setor elétrico, a medida que deixa os reservatórios mais cheios, maior será queda. Portanto, o mesmo volume de água produzirá mais energia, exigindo-se menos térmica e menos custo para o consumidor".
 
No todo a manutenção do nível de Furnas em 100% tem trazido resultados positivos para o Sul de Minas de maneira geral, aquecendo sobretudo o turismo, uma vez que o entorno se torna ainda mais atrativo.
 
Em um dos tantos empreendimentos turísticos no entorno do Lago de Furnas, funcionários extras estão sendo contratados mediante ao aumento de 70% no número de visitantes na região. Com mais água a natureza também agradece, pois a fauna e a flora da região são agraciadas. Moradores e turistas também fazem coro para que o nível das águas continue alto. " O que a gente espera é que fique essa beleza, está lindo demais de se ver", afirmou o comerciante Adão, propritário de um restaurante nos arredores de Funas. "Quando a água subiu, o turismo aumentou mais de 70%. Está muito bom agora. Estamos empregando mais gente, a renda está sendo melhor. Já está tendo movimento todos os dias em dia de semana. Agora é de segunda a segunda", complementa o empresário Adão Soares Primo.
 
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela programação energética das unidades geradoras brasileiras, definiu a abertura do vertedouro da Usina de Furnas neste sábado (15), às 9h, em 500 m3/s para controle de nível de reservatório, em decorrência das chuvas recentes.
 
De acordo com a gestão de Furnas, a abertura do vertedouro foi devidamente informada à Defesa Civil para medidas visando à segurança da população. "A hidrelétrica opera em plenas condições de segurança, sem qualquer anormalidade que comprometa sua integridade, o meio ambiente ou as pessoas", afirmaram em nota.
 
Água certamente traz novas esperanças de prosperidade para os 34 municípios banhados pelo Lago de Furnas, nosso Mar de Minas.
 
Fonte: TV MINAS
Desenvolvedor