.

PRIMEIRA TRANSFUSÃO DE MEDULA CONGELADA É REALIZADA NO SUL DE MINAS

323557713 1515948875571466 7735947715251898313 n

Procedimento foi feito em uma jovem de 18 anos, no Hospital das Clínicas de Itajubá; ela precisou ficar internada por 22 dias

Hospital das Clínicas de Itajubá

A primeira transfusão de medula congelada do Sul de Minas foi realizada na última semana, em Itajubá. O procedimento foi feito em uma jovem de 18 anos, no Hospital das Clínicas.

A informação foi compartilhada pela própria unidade de saúde, nas redes sociais. A transfusão foi feita na paciente Izabelly Kawakami, que faz tratamento de linfoma e recebeu as próprias células tronco, que foram congeladas no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.


“Realizamos a coleta das células-troncos e estas foram enviadas para criopreservação (congelamento) no Hospital Israelita Albert Einstein, nosso consultor de longa data que nos tutora durante todo o processo de TMO”, escreveu o hospital.

De acordo com o hospital, a jovem precisou ficar internada por 22 dias para o procedimento, recebendo a quimioterapia. Agora, ela já recebeu alta e está terminando sua recuperação em casa.

De acordo com a médica hematologista e transplantadora de medula óssea, Iracema Esteves, a medula da paciente voltou a funcionar no nono dia pós-transplante, o que caracteriza o completo sucesso do procedimento.

Como doar medula?


O cadastramento de candidatos a doadores de medula óssea é feito pela Fundação Hemominas. Para integrar o cadastro de doadores, é necessário:

1) ter entre 18 e 35 anos, boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou as hematológicas;
2) apresentar documento oficial de identidade, com foto;
3) preencher os formulários: de identificação do candidato à doação / termo de consentimento
4) colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).


Saiba como se cadastrar em Minas Gerais: Cadastramento de candidatos a doação de medula óssea. “Não há agendamento – os candidatos à doação devem se informar diretamente no setor de captação das unidades e serão atendidos nos horários definidos por cada uma delas. Da mesma forma, não está disponibilizado o agendamento online para esse tipo de atendimento”, explica o Hemominas.

  FONTE/CRÉDITOS: Iago Almeida - Terra do Mandu
Desenvolvedor