.

Coordenador da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Jacutinga fala sobre Casos e Combate à Dengue no Município

Mata

Da Redação Rodrigo Matarazzo | Informações Prefeitura de Jacutinga

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Jacutinga, Wilber Dugway Vaz, deu detalhes essa semana de como está a situação de casos de dengue na cidade de Jacutinga. Wilber falou das ações que a Prefeitura de Jacutinga está realizando para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Jacutinga no memento está com 3 casos em investigação, sendo que 1 apresentou teste rápido positivo pela rede particular (que já realizou coleta pelo SUS e aguarda validação do exame), 1 apresentou sorologia IGM positiva pela rede particular (Aguardando coleta pelo SUS) e outro aguarda período para coleta. Todos exames devem ser confirmados pela rede pública.

Vale destacar que destes 3 casos, 2 pessoas já se encontram recuperados e 1 apresenta quadro estável, em tratamento domiciliar. Sendo 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino com idades entre 26 e 40 anos.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica deixou claro que embora já se esteja no fim do período crítico para dengue e outras arboviroses, a população deve tomar todas as medidas de contenção para não contrair a dengue. Para Wilber pessoas saudáveis costumam ter boa evolução quando contaminadas pela dengue, mas crianças, idosos e portadores de comorbidades tem sua vida em risco quando contraem o vírus.

Durante todo o ano a Prefeitura de Jacutinga tem realizado um trabalho de conscientização da população quanto aos cuidados que todos devem ter para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Wilber disse que independentemente dos resultados de exames, a partir do momento que é levantada a suspeita de dengue uma série de medidas de contenção e bloqueio de transmissão (Tratamento e Eliminação de focos + Orientação + Fumacê) são desencadeadas em um perímetro do local de residência do paciente suspeito.

Cuidados para combater o Mosquito

Para combater o mosquito da dengue e evitar a sua picada, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, como:

  • Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;
  • Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;
  • Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
  • Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas;
  • Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
  • Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
  • Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
  • Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;
Desenvolvedor