.

Ano Letivo teve início em Jacutinga e alunos da Rede Municipal de Educação receberam Kit Material Escolar

01

Da Redação | Rodrigo Matarazzo

Na última segunda-feira, 07 de fevereiro, aconteceu o início das aulas presenciais nas escolas municipais de Jacutinga. As escolas particulares e estadual também voltaram as suas atividades. As aulas retornaram seguindo todos os protocolos sanitários contra o coronavírus. E em mais um ano a Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega do kit material escolar para todas as crianças da Rede Municipal.

02

O Secretário de Educação Reginaldo Sydine Luiz deu as boas-vindas aos alunos.

“Mais um ano letivo se inicia e com ele muitos projetos, expectativas e desafios. Dou as boas-vindas a toda comunidade escolar. Alunos, pais, professores e todos os funcionários da rede municipal de educação, da rede estadual e das escolas particulares. Sei bem que o caminho para o sucesso exige emprenho, dedicação e muita persistência de todos nós. Nesse primeiro momento, iniciamos com os alunos de cinco anos, do pré e ensino fundamental do 1.º ao 5.º ano no formato híbrido, ou seja, os pais que autorizam o aluno a frequentar a escola de maneira presencial. O pai que não autorizar, o responsável deverá retirar as atividades na escola. Já os alunos do fundamental II do 6.º ao 9.º ano irão frequentar a escola de maneira presencial. Em relação as creches, o jardim de quatro anos e o período integral, retornaremos o mais breve possível. Todos temos a consciência de que a escola é um espaço de aprendizagem, de cidadania e juntos ultrapassaremos as eventuais fragilidades, adversidades surgidas. Tenho certeza de que todos os profissionais da educação, em parceria com as famílias dos nossos alunos, caminharemos lado a lado na construção de um ambiente escolar propicio ao desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno, respeitando suas vivências e suas individualidades, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e igualitária. Neste primeiro dia de aula os alunos receberam das mãos dos seus professores o Kit de Material Escolar, como a gente vinha fazendo nos anos anteriores. Nós abolimos a lista de material escolar que é entregue para os pais. A rede municipal distribui para todos os alunos o kit material escolar. Agradeço a compreensão e a colaboração de todos. Profissionais da educação, diretoras, supervisoras, os pais, os alunos e toda a comunidade escolar. Mas, agradeço especialmente ao Prefeito Araujo e ao Vice-Prefeito Toninho Roque, que não medem esforços para fazer da educação de Jacutinga a melhor educação do nosso estado. Desejo a todos um excelente ano letivo e rogo a Deus bençãos e proteção a todos nós. Muito obrigado!”

03

Durante a semana as escolas municipais fizeram algumas publicações sobre o retorno às aulas em Jacutinga.

As duas maiores escolas municipais de Jacutinga, Escola Municipal Professor Alfeu Duarte e Escola Municipal Professora Dona Wilma Pieroni destacaram esse momento e os alunos já com os Kits Material Escolar em mãos.

“No dia 07 de fevereiro iniciamos mais um ano letivo, e recebemos com muita alegria e saudade os alunos da nossa querida escola. Nessa data foi feita a entrega dos kits de materiais escolares para os alunos. Gostaríamos de agradecer o Secretário da Educação Reginaldo Sydine Luiz, o Prefeito Araújo e Vice-Prefeito Toninho Roque por apoiarem os alunos nessa volta as aulas. Esperamos que esse seja um ano de muito aprendizado! Sejam bem-vindos!”, finalizou a publicação da Escola Wilma Pieroni.

04

Alunos da Escola Municipal Wilma Pieroni com o Kit Material Escolar

Estamos iniciando o ano letivo de 2022, gratos a Deus, porque até aqui tem nos ajudado. Queremos cumprir nossa missão: educar, ensinar, e enviar aqueles que sonham. Há uma verdade que diz: o povo perece por falta de conhecimento. E a Escola Municipal Alfeu Duarte, está aqui de portas abertas para que o seu conhecimento, seja nosso alvo. Obrigado ao Secretário de Educação Reginaldo Sydine Luiz por toda estrutura e apoio que sempre nos oferece. Obrigado ao senhor Prefeito Araújo e Vice-Prefeito Toninho Roque pela administração que tem se destacado pela excelência, crescimento e qualidade da educação”, frisou a publicação da Escola Municipal Alfeu Duarte.

05

Alunos da Escola Municipal Alfeu Duarte na volta às aulas 

Recentemente foi publicado um Novo Decreto que dispõe sobre as atividades presenciais da rede pública e privada de ensino no município de jacutinga e dá outras providências. O Novo Decreto diz que:

Art. 1º - Fica mantido o retorno das aulas presenciais no município de Jacutinga, no setor público e privado, no formato híbrido para alunos a contar dos 5 anos de idade até o limite de 11 anos de idade. Para os alunos a contar dos 12 anos de idade, as aulas serão totalmente presenciais.

Parágrafo primeiro - Para as aulas presenciais, deverão observar os seguintes critérios específicos:

I - assinatura no Termo de Responsabilidade para Aulas Presenciais (Anexo Único);

II - cumprimento integralmente dos protocolos sanitários elaborados pela Secretária Municipal de Educação juntamente com a Vigilância Sanitária do município, descritos no Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares na Forma Híbrida ou Presencial conforme Decreto Municipal nº 4.935 de 19 de agosto de 2021.

III - cumprimento integral das demais regras sanitárias próprias para concessão do Alvará Sanitário das unidades escolares;

IV - cumprimento integral das recomendações expedidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no contexto da pandemia da Covid-19, para as instituições onde há manipulação de alimentos;

V - observância do direito de escolha de pais e alunos pelo retorno presencial (híbrido) e oferecimento obrigatório de condições para continuidade do ensino remoto para aqueles que não optarem pelo retorno presencial;

VI - manutenção do ensino remoto em caráter complementar e/ou alternativo às atividades educacionais presenciais;

VII - documentar todas as ações adotadas pela instituição de ensino em decorrência do cumprimento das determinações deste Decreto e de outras normatizações, para fins de fiscalização, em atendimento ao dever de transparência.

Parágrafo segundo - Fica proibido o retorno presencial dos alunos que apresentem comorbidades como diabetes, bronquite asmática, sendo que os demais casos devem ser avaliados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Parágrafo terceiro – Fica suspensa as atividades presenciais nas creches escolares do Município de Jacutinga, sendo aquelas que abrigam crianças entre 0 a 4 anos de idade, durante o mês de fevereiro do corrente ano por determinação da Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Art. 2º. Casos omissos e/ou específicos serão tratados por atos próprios do Serviço de Vigilância Sanitária do Município de Jacutinga, em conjunto com as Secretarias Municipais.

Art. 3º. A depender das prospecções e indicações lançadas pelo Estado de Minas Gerais, pelo Governo Federal ou por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, este Decreto poderá ser revogado ou modificado a qualquer momento, inclusive, se for o caso, a suspensão ou retorno total das aulas e atividades presenciais.

Art. 4º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Jacutinga, 27 de janeiro de 2.022.

Desenvolvedor