Da Redação Rodrigo Matarazzo
A Prefeitura Municipal de Jacutinga, por meio da Secretaria de Obras, deu início na semana passada a Reforma e Revitalização do Bosque dos Aposentados. O Bosque há muitos anos é o ponto de encontro dos aposentados, moradores da região e até de crianças e estava precisando passar por essa revitalização para dar ao local mais conforme, lazer e segurança para os frequentadores e moradores do Bairro.
Além da reforma na estrutura, o Bosque que passará a ser uma Praça ganhou um projeto de revitalização elaborado pelo paisagista da Prefeitura de Jacutinga Jeverson Gomes. Nos próximos dias o paisagista dará início ao projeto de revitalização.
Vale destacar que o Bosque dos Aposentados possui vários tipos de árvores que precisam passar por um processo de poda pois correm o sério risco de cair sobre as casas que ficam próximas do local.
Na semana passada foi iniciada a retirada do alambrado já que o local ficará aberto e não mais fechado como era. Após a retirada do alambrado será feita uma limpeza geral.
O pedido dessa reforma e revitalização do Bosque dos Aposentados partiu do Prefeito Araujo que viu a necessidade de dar aos frequentadores do local um ambiente agradável e com segurança.
Na manhã da última terça-feira, 08 de fevereiro, o Secretário de Obras, José Aldo Raffaelli, concedeu uma entrevista ao Jornal A Fonte de Jacutinga e deu detalhes de como está o início da reforma e revitalização do Bosque dos Aposentados.
“Hoje o Bosque dos Aposentados é cercado por alambrado, sem acesso das pessoas. O local será transformado em uma Praça. De início estamos retirando o alambrado. Porque está sendo feito isso? Porque as árvores estão muito grandes e correndo perigo de cair. Várias pessoas da vizinhança estão preocupadas. Após a retirada do alambrado será feita uma limpeza, podas de árvores para diminuir a copa delas e logo em seguida começará o trabalho de revitalização. A revitalização do Bosque está nas mãos do paisagista da Prefeitura o Jeverson, que é a mesma pessoa que fez o paisagismo da Praça dos Andradas. Estou acompanhando de perto todo o projeto. O local vai ser todo iluminado, enfim, vai ficar muito bonito. Tenho certeza que toda a população vai ficar satisfeita com essa reforma. Esse processo está sendo acompanhado também de perto pelo engenheiro do Codema. O Prefeito Araujo passou para mim a reforma e revitalização do Bosque, que não será mais Bosque é sim um Praça, onde todo mundo poderá frequentar e será muito útil para todos. Isso tudo partiu do Prefeito Araujo desde o ano passado e ele já queria ter começado essa reforma, mas, não foi possível. Agora no início de 2022 ele pediu urgência nessa reforma. A reforma está sendo realizada pelos funcionários da Prefeitura”, disse o Secretário de Obras.
Paisagista da Prefeitura de Jacutinga da detalhes da Revitalização do Bosque dos Aposentados
O Local passará a ser “Praça dos Aposentados”
O Paisagista da Prefeitura de Jacutinga, Jeverson Gomes, que é o responsável pelo projeto de revitalização e paisagismo do Bosque dos Aposentados, que passará a ser “Praça dos Aposentados”, conversou com a reportagem do Jornal A Fonte de Jacutinga e deu detalhes de todo o processo de revitalização do local.
Jeverson relatou que a ideia de reformar o Bosque nasceu exatamente para que o local pudesse cumprir mais plenamente o seu objetivo. O paisagista pontou que o projeto foi feito na intenção de mesclar os elementos naturais que já existem ali, com outros atrativos que com certeza irá agradar muito os frequentadores do Bosque.
“O Bosque dos Aposentados já existe há várias décadas. Prova disso são os portes exuberantes das árvores que ali cresceram. O local é bem arborizado, existem várias árvores que são espécies nativas da região e também de outras regiões do país. O local sempre ofereceu descanso e distração para a população de Jacutinga, principalmente para os nossos queridos idosos que sempre gostaram de frequentar o lugar. A ideia de reforma-lo nasceu exatamente para que o local pudesse cumprir mais plenamente o seu objetivo. Não é interessante que o Bosque sendo um local público seja todo cercado, trancado, como se fosse uma prisão. Na verdade, a natureza não é assim. As áreas verdes urbanas elas devem transmitir a mesma sensação de tranquilidade, de liberdade que a natureza nos oferece. E não era isso que estava acontecendo. Sendo assim o projeto foi feito com a intenção de mesclar os elementos naturais que já existem ali, com outros atrativos que com certeza irá agradar muito quem frequenta o Bosque. O trabalho já está sendo feito, a limpeza já está sendo feita, pois devido a pandemia o local ficou muito tempo fechado. Abriremos mais entradas com escadas e rampas de acesso para que possa facilitar a locomoção, principalmente de pessoas idosas. O Bosque será bem iluminado, terá mais bancos do que atualmente e alguns elementos surpresas vão sendo instalados gradativamente. O Prefeito Araujo me pediu que pensasse bem nestes detalhes, para que atendesse as necessidades dos mais idosos. Então, com certeza essa reforma será um presente para eles. São esses detalhes que eu estou querendo passar para a população para que eles não fiquem preocupados. A intensão é trazer mais árvores, mais flores e dar mais cores e outros elementos que ainda são surpresa e não posso revelar”, destacou o paisagista Jeverson.
Lembrando que Jeverson é o paisagista responsável pela revitalização paisagística da Praça dos Andradas, local onde fica localizado o Paço Municipal.