A Usina Hidrelétrica de Três Marias, um dos maiores e mais importantes reservatórios do Brasil, tem recebido um grande volume de água nos últimos dias, saindo de 40% de armazenamento até superar os 80% de sua capacidade útil em apenas 30 dias. Diante dessa rápida elevação de seu nível, é necessário ampliar a liberação de água da represa.
Esse processo do aumento de vazão no Rio São Francisco foi planejado visando o não agravamento da condição de cheia natural na região. Assim, a abertura das comportas ocorre no momento em que os afluentes já apresentam redução de suas vazões.
A operação segue conforme alinhamento junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Com o reservatório recebendo vazões superiores a 9.000 m³/s, a abertura das comportas ampliará liberação da água de 850 m³/s, na sexta-feira, dia 14/01, chegando até a 2850 m³/s na segunda-feira, 17/01. Não há previsão de fechamento das comportas, visto que o reservatório continuará ganhando nível, pois as vazões recebidas seguem elevadas.
Maiores informações podem ser obtidas no Portal Cemig: