.

Pouso Alegre tem vários pontos de alagamentos e água já invade casas

img20220107143805destaqueBlog

As chuvas intermitentes em todo o Sul de Minas, têm ocasionado alagamentos em vários pontos de Pouso Alegre. Também a região rural e distritos vêm sofrendo as consequências do grande volume de água de rios, riachos e cursos d’água existentes nessas áreas.

Na BR-459, nos limites do município, houve transbordamento de um riacho e a água invadiu a pista. O local foi monitorado pela PRF e não houve necessidade de interrupção do tráfego. A situação, porém, pode ser agravada com a continuidade das chuvas.

Trevo Fernandão ficou alagado com temporal desta quinta-feira, 6/1.

O rio Mandu, que corta a cidade no bairro São Geraldo, está à beira do transbordamento e ameaça habitações em vias à sua margem. As áreas de várzea próximo à Dique 3 foram invadidas por água pluvial acumulada nos últimos dias e que já chegaram a alguns imóveis ali existentes.

Em toda a cidade áreas de baixa elevação são alagadas em diversos bairros. A situação é mais crítica em locais como Vale das Andorinhas, Faisqueira, área central e bairros da região sudeste, como o São Geraldo, São Carlos e Árvore Grande.

A Prefeitura informou que a Defesa Civil está realizando monitoramento da situação juntamente com o Corpo de Bombeiros, socorrendo famílias desalojadas e vai divulgar um relatório até o final da manhã desta sexta-feira (07), detalhando a situação das chuvas no município.

Alagamentos registrados em vários pontos da cidade.

Nível dos rios

Com as chuvas de ontem, os rios Sapucaí Mirim e Mandu, subiram cerca de 50 cm em relação a medição anterior. O rio Sapucaí Mirim subiu de 3,50m para 4,00m e o Mandu foi de 3,00m para 3,50m.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pede que entre em contato imediatamente pelo telefone 3449-4317.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta nesta sexta-feira (07/01), válido até este sábado (08/01), para chuvas intensas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, como Pouso Alegre.

Nível dos rios continuam subindo segundo Defesa Civil

A sexta-feira deve ser com céu nublado durante todo o dia, tendo pancadas de chuva e trovoadas isoladas; as temperaturas ficam entre 18°C e 23°C. No sábado (08/01), os termômetros ficam entre 17°C e 20°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. A mesma previsão vale para o domingo (09/01), segundo o Inmet.

Desenvolvedor