Passos, São Sebastião do Paraíso e Três Corações são algumas cidades na disputa por fábrica da Heineken.
Cidades do Sul de Minas estão na expectativa de conseguirem atrair a nova fábrica da Cervejaria Heineken, que será construída no estado. Com a nova unidade, virá a chance de pelo menos novos 350 empregos diretos e investimentos de quase R$ 2 bilhões.
Depois que a cervejaria oficializou que a nova fábrica não seria mais construída em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou uma corrida na região para atrair o novo empreendimento. Passos (MG) é uma das cidades que declararam interesse em receber a fábrica.
Em postagem nas redes sociais, o município garantiu muita água e área industrial ampla e se disse preparado para receber a unidade.
"Imagina só uma multinacional da envergadura da Heineken vindo pro município de Passos, sem dúvida nenhuma vai mudar toda a nossa história, enquanto cidade, porque vai atrair muita coisa. Uma empresa dessa não vem apenas com o distintivo, ela traz todo um conglomerado de outras empresas auxiliares que dão suporte, então para nós é fantástico isso", disse o prefeito de Passos, Diego Oliveira (PSL).
Outra postagem dizia que a cervejaria merecia mesmo era São Sebastião do Paraíso. A cidade, que também está de olho na possibilidade, ressaltou a presença de água de qualidade e infraestrutura.
Três Corações também entrou na disputa. É o que diz a "hashtag" nas redes sociais da prefeitura, com destaque para a água, localização estratégica e disposição para o trabalho.
Mas instalar uma fábrica de cervejas em uma cidade não é algo tão simples, conforme explica o professor da Unifal-MG, Cláudio Roberto Caríssimo.
"Geralmente os municípios oferecem como incentivo fiscal a isenção ou redução de tributos municipais. Vale lembrar que essa isenção tem que ser aprovada por lei, pela câmara municipal. Em alguns casos o município oferece uma terraplanagem, auxilia na infraestrutura da planta da fábrica, mas não é só isso. Outros pontos também têm grande relevância, como por exemplo, a questão logística, o acesso rodoviário, mão de obra especializada", disse o professor.
A assessoria do prefeito de Três Corações, Nadico Vilela (PSL), informou que o prefeito viajou na sexta-feira passada até a sede da cervejaria para o início das negociações. Já a empresa disse que, em breve, a companhia anunciará a nova área em que será instalada a cervejaria.
(Fonte das informações: G1 SUL DE MINAS / EPTV - Imagem: Prefeitura de Três Corações)