.

Mark Taylor, designer de 'He-man', morre aos 80 anos

mark taylor

T. Mark Taylor, artista e designer de brinquedos das franquias "Mestres do universo" e "Tartarugas Ninja", morreu aos 80 anos nesta quinta-feira (23), em sua casa no sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

A causa da morte foi insuficiência cardíaca congestiva, disse a família de Taylor em um e-mail para a Associated Press no sábado (25).

He-man era o musculoso personagem principal de "Mestres do universo", da fabricante de brinquedos Mattel. Depois do sucesso, se tornou uma série de animação. As crianças se espremiam na lição de casa entre as cenas que apresentavam o robusto herói dos desenhos animados enquanto ele lutava contra feiticeiros e outros vilões.

He-Man pode ter sido conhecido como um guerreiro super-herói gigantesco, mas também se tornou um ícone dentro da comunidade LGBTQ, que viu paralelos na vida secreta do Príncipe Adam, o alter ego de He-Man.

Como no caso de muitos empreendimentos criativos, muitas mãos moldaram a franquia. Taylor disse que os protótipos datam de sua própria infância, enquanto ele fantasiava ser "o próximo herói". Ele disse que baseou o conceito de He-Man em sua visão dos homens Cro-Magnon, assim como dos Vikings.

A Mattel vendeu mais de 70 milhões de bonecos de sua coleção 30 meses depois de chegar às lojas há quase 40 anos, de acordo com o jornal "The New York Times".

Taylor começou sua carreira na Mattel em 1976, como designer de embalagens, disse sua família.

A franquia "As tartarugas ninja" - apresentando os amantes de pizza Michelangelo, Donatello, Raphael e Leonardo - lançou uma longa série de animação, filmes e uma frase de efeito: "cowabunga!"

Embora Taylor não tenha criado nenhum dos personagens, seu trabalho como designer ajudou a transformá-los em imagens icônicas da infância para muitos ao redor do mundo, incluindo bonecos de ação e fantasias que voaram das prateleiras das lojas.

Terrell Mark Taylor - que atendia pelo seu nome do meio, Mark - nasceu em 5 de junho de 1941, de acordo com os registros eleitorais da Califórnia. Ele deixa sua esposa há 50 anos, a designer Rebecca Salari-Taylor.

“Senti que ele se despedia deste mundo enquanto o segurava em meus braços para um último beijo de amor”, escreveu Salari-Taylor em um post no Facebook.

A família de Taylor disse que seu sogro, Tony Salari, disse ao artista: “Se você pode desenhar bem, tudo ficará bem”.

Taylor recebeu encomendas de carros "hot rod" quando adolescente, no início dos anos 1950, disse sua família. Mais tarde, ele frequentou o ArtCenter College of Design em Pasadena.

Taylor passou a trabalhar para o Departamento de Defesa dos EUA em Pasadena e contribuiu com projetos de submarinos, tecnologia de sonar biológico e técnico e mapeamento do fundo do mar.

Os brinquedos de Taylor foram apresentados em documentários, incluindo "Power of Grayskull" e "The Toys That Made Us".

"Se eu fosse ser um herói hoje, seria uma heroína - porque é a hora, porque os heróis de nosso tempo são mulheres. ... Nós, homens, tivemos nosso dia", disse Taylor aos fãs durante uma aparição no festival He-Man em 2015.

Desenvolvedor