A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, publicou nesta quarta-feira, 01, um decreto que cancela o o réveillon e o carnaval de 2022 na cidade. Com isso, o evento do Bloco do Urso, uma das festas privadas de carnaval mais tradicionais da região, que já estava confirmado e com venda ingressos ,não poderá acontecer na cidade.
decisão foi tomada por causa da pandemia de Covid-19 e por conta do aumento de casos da doença na cidade e também pela incerteza em relação à nova variante.
De acordo com a prefeitura, o carnaval foi considerado evento de alto risco de contágio por receber dezenas de pessoas do Brasil e do exterior.
Boatos sobre o cancelamento da festa já circulavam nos últimos dias, mas o decreto só foi publicado na manhã desta quarta-feira- 1/12. Com isso, sobe para 49 o número de cidades do Sul de Minas que cancelaram eventos de réveillon ou Carnaval.
O decreto proíbe a realização de eventos comerciais de ano novo, independente do número de pessoas. Bares e restaurantes poderão funcionar, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Saúde.
Também está proibida a realização de quaisquer eventos, públicos ou privados, em espaços abertos ou fechados, em comemoração ao Carnaval de 2022. Ou seja, estão proibidos bailes de carnaval, blocos e agremiações, carnavais de ruas e qualquer outro evento.
Bares e restaurantes poderão funcionar, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Saúde. A fiscalização será feita pelos fiscais da prefeitura.
O Bloco do Urso era, até o momento, o único que estava confirmado para 2022.
de acordo com a organização do bloco, seriam quatro dias de festa e 13 atrações, que foram anunciadas no dia 21 de outubro. Os ingressos já estavam sendo vendidos. Nesta quarta-feira (1º), o bloco começaria a venda do 1º lote para o público. Por meio de nota, a diretoria do evento informou que uma plataforma será disponibilizada para que os foliões possam optar pela remarcação do evento ou reembolso dos valores pagos.
A expectativa era de recorde de público em 2022. Nas vendas no “escuro”, antes de lançarem as atrações do evento, mais de três mil ingressos foram vendidos. A estimativa era de mais de 20 mil pessoas por dia no Bloco do Urso.
Em suas redes sociais, a organização do Bloco do Urso publicou a seguinte nota:
Olá Foliões!!!!
Desde o início da pandemia estamos passando por um momento muito delicado. O Bloco do Urso sempre esteve muito atento e torcendo para que tudo se resolvesse da melhor maneira possível.
Porém, diante do decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí - MG nº 14.608/2021 proibindo as festividades de carnaval no município e em atendimento a legislação municipal, o Bloco do Urso vem à público informar o cancelamento da edição: Carnaval Bloco do Urso 2022.
Esclarecemos a adoção de todas as medidas previstas na lei 14.186 de 15 de julho de 2021, e dentro de 40 dias será disponibilizada a plataforma para que nossos foliões possam optar pela remarcação do evento ou reembolso dos valores pagos.
Respeitando as decisões das autoridades, por mais um ano, a alegria e a emoção do Carnaval vão ter que esperar.
Agradecemos a todos que nos apoiaram e continuamos à disposição!
Diretoria Bloco do Urso
Fonte: Rede Moinho 24