.

Variante ômicron 'infelizmente' irá chegar ao Brasil, diz Butantan

Omicron

Por Agência O Globo

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que a nova variante da Covid-19 irá chegar ao Brasil, se ela já não estiver circulando dentro do país. Batizada de ômicron pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa B.1.1.529 foi identificada pela primeira vez na África do Sul e já se espalhou por pelo menos outros 3 continentes. Ela aparenta se espalhar relativamente mais rápido.

Resta saber se a nova variante se o Brasil irá conseguir conter a nova variante, disse Covas à 'Folha de S. Paulo'. Para o presidente do Butantan, medidas necessárias para conseguir isso são o controle de entrada nos aeroportos e quarentena dos que vieram da África do Sul. Covas disse ainda que estuda doar doses da Coronavac, vacina produzida pelo Butantan, para países da África.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse nessa sexta-feira que há possibilidades de circulação no Brasil da variante ômicron, detectada na África do Sul. Barra Torres afirmou, no entanto, que ainda não há registro oficial da nova cepa no país.

— Realmente a possibilidade existe, não temos como dizer que é zero chance de já estar no Brasil, que não é possível. A possibilidade de termos algum caso que não tenha sido identificado existe, é uma possibilidade, mas até o momento não existe — comentou o representante da Anvisa em entrevista à CNN.

Desenvolvedor