A Polícia Civil (PCMG) deflagrou a Operação Grau, comandada pelo delegado Wilson Luís Rangel Fortes nesta sexta-feira (12/11), em Baependi, no Sul de Estado, a 156 quilômetros de Pouso Alegre, e apreendeu 17 motocicletas usadas em manobras de direção perigosa por um grupo de suspeitos.
Grau é o nome dado às manobras que os condutores fazem com a motocicleta, como empiná-las.
As investigações que culminaram nos mandados de busca e apreensão iniciaram em abril deste ano, quando a equipe da Delegacia de Polícia Civil de Baependi recebeu a ocorrência de um acidente em que três adultos e um menor estavam envolvidos.
Foi apurado que os quatro suspeitos realizavam manobras de exibição em vias públicas com as motocicletas, e dois deles acabaram causando um acidente quando fugiam de uma abordagem policial.
Com o andamento das investigações, foi descoberta uma associação organizada de motociclistas que se reuniam para executar as citadas manobras, proibidas pelo Código Nacional de Trânsito, e que caracterizavam direção perigosa, entre outros.
Ao todo, 27 policiais civis das Delegacias de Baependi, Aiuruoca, São Lourenço, Passa quarto, Itamonte, Pedralva, Cristina e Itajubá participaram da Operação.
Os veículos foram encaminhados ao pátio credenciado do Detran no município de Baependi.