.

CHEFE DO GSI - O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, pediu afastamento

342180050 3399705046958516 5278524050550749415 n

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, pediu afastamento na tarde desta quarta-feira (19) após reunião convocada por Lula com toda a equipe palaciana, incluindo o ministro.

Mais cedo, a CNN Brasil divulgou vídeo que mostra Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto durante a invasão de golpistas no dia 8 de janeiro.

As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores. O afastamento, segundo apuração, deve ocorrer até o fim das apurações do caso.

Segundo informações obtidas pelo comentarista Gerson Camarotti, agrava a situação de Dias o fato de, na noite após a invasão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe pediu imagens de frente do gabinete presidencial, para avaliar a ação dos golpistas. Dias, segundo fontes, respondeu que as imagens estavam i#globonewsmais

Em nota à imprensa, o governo disse que "A violência terrorista que se instalou no dia 8 de janeiro contra os Três Poderes da República alcançou um governo recém-empossado, portanto, com muitas equipes ainda remanescentes da gestão anterior, inclusive no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que foram afastados nos dias subsequentes ao episódio"

Sem citar Gonçalves Dias, a nota diz que "todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário" e que "a orientação do governo permanece a mesma: não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro."

📸: José Cruz/Agência Brasil

Desenvolvedor