.

Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da marca Fugini

Por Karolini Bandeira — Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, a distribuição, a comercialização e o uso de todos os alimentos da marca Fugini. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas.

A medida é preventiva e foi adotada após uma inspeção sanitária conjunta realizada entre a agência reguladora, o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). A ação identificou falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outros.

339054039 926530382001248 3533002778065390459 n

"Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final", afirmou a Anvisa em nota.

A agência reguladora também vai publicar, nesta quinta-feira (dia 30), uma resolução de suspensão específica para lotes de maioneses da Fugini Alimentos. A medida proíbe a comercialização, a distribuição e o uso, e determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024, além de lotes que vão vencer em dezembro deste ano com numeração iniciada por 354.

A proibição da maionese é feita após a constatação do uso de ingredientes vencidos na fabricação do molho.

Desenvolvedor