.

Bebê que morreu desnutrido em Muzambinho seria dado para família em SP

img20230309093126destaqueBlog

Criança de dois meses e seis dias morreu na manhã dessa terça-feira (07), após dar entrada no Pronto Socorro com quadro de desnutrição grave.

O bebê de dois meses e seis dias que morreu com quadro de desnutrição grave na manhã dessa terça-feira (07), em Muzambinho, no Sul de Minas, seria entregue para uma família de Itapecerica da Serra (SP), informou o delegado responsável pelo caso Adnan Cassiano Grava. Os pais da criança estão presos preventivamente no Presídio de Alfenas.

O delegado deu mais detalhes sobre o caso durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (08). Um dos pontos que chamou a atenção da polícia foi o peso do bebê- 2,9 kg- bem abaixo do esperado para essa idade, que é de no mínimo 4,3 kg.

"Confesso que fiquei abismado. Uma criança de dois meses, absolutamente raquítica, ostentando os ossos e as costelas. Um quadro de bastante gravidade. Por esse quadro mandei que os policiais trouxessem esse casal para ver o que estava acontecendo. Estavam evidentemente chorosos, mas nem tanto, o que também me chamou a atenção", disse o delegado.

Segundo Grava, duas testemunhas prestaram depoimento, o que apontou que a criança não se alimentava corretamente.

"O que me chamou atenção foram duas testemunhas, uma dela disse que estava passando por coincidência naquela mesma manhã, por volta de 06h30, 7h, passando na casa do casal e viu ela (a mãe) fumando e com uma lata de cerveja na mão."

A outra testemunha, que seria um parente, informou que frequentemente a criança chorava por fome, mas a mãe, de 24 anos, dizia que não tinha leite materno para amamentar.

Os investigadores estiveram na manhã de ontem na casa, que fica na Rua Mogiana, no bairro Brejo Alegre. No local encontraram muitas latas de cerveja e garrafa de vinho. Os policiais notaram que na casa, mesmo com um bebê pequeno, não havia fraldas. Uma bolsa de bebê foi encontrada e dentro dela havia um dichavador e uma porção de substância verde, que a PC acredita ser maconha. 

O pai da criança, de 23 anos, é usuário de drogas de conhecido no meio policial. O casal estava desempregado e o pai fazia alguns bicos. 

Outros órgãos

De acordo com a Polícia Civil a família já era acompanhada pelo Conselho Tutelar de Muzambinho, que esteve na casa no mês de fevereiro. 

"Difícil a gente comentar agora, porque não tenho informações exatamente do que aconteceu. Mas aqui em Muzambinho tem instalada uma rede de proteção e eu sei, que me chegou até agora é que o Conselho Tutelar, em meados de fevereiro, fez uma visita à família, já havia denúncias e maus tratos nesse bebê. A atuação de outros órgãos, outros atores, não tenho essa informação", informou

Os outros dois filho da mulher, dois meninos de três e seis anos, de outro relacionamento, não apresentam sinais de maus tratos. As crianças foram levadas para a casa de parentes, em Juruaia.

O inquérito policial deve ficar pronto em 10 dias. O casal pode responder por homicídio doloso e irem para Júri Popular.

Desenvolvedor