.

DOM DARCI COMPLETA 10 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL

327261826 1268496100677092 2376453994073909084 n
 
Parabéns, Dom Darci José!
 
Deixe o seu recadinho para o nosso arcebispo, Dom Darci José, pelos 10 anos de episcopado!
 
Com alegria e gratidão a Deus, a Arquidiocese de Diamantina (MG), celebra nesta sexta-feira (03), o décimo aniversário de ordenação episcopal do seu arcebispo, Dom Darci José Nicioli, CSsR.
 
Em pleno ano vocacional - cujo tema/lema: Vocação: graça e missão”; “Corações ardentes, pés a caminho” - a Arquidiocese louva a e agradece a Deus pelo seu ministério e incansável pastoreio nesse imenso território do Vale e do Sertão.
 
Uma bela trajetória que se iniciou em Aparecida (SP), no dia 03 de fevereiro de 2013. Sua ordenação realizou-se no Santuário Nacional de Aparecida, pela imposição das mãos do Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis (atualmente bispo emérito de Aparecida).
 
O lema escolhido - “Signum Tuum Luceat” – Que brilhe a Tua luz, reflete o itinerário do seu ministério episcopal.
No dia 22 de maio de 2016, tomou posse em Diamantina, sendo o oitavo bispo dessa Igreja.
 
Dom Darci sempre partilha da sua alegria de ter sido chamado por Deus para o ministério e a Ele bendiz pela missão realizada: “Tudo é dom! Tudo é graça! ” Igualmente, somos felizes e gratos a Deus pela sua presença em nosso meio.
Parabéns, Dom Darci José!
 
Essa “gente boa” da Arquidiocese de Diamantina (como o senhor mesmo gosta de dizer), comemora e rende graças a Deus pelos 10 anos do seu ministério episcopal.
 
Muita luz em seu ministério! Deus seja louvado!
 

 

Conheça o significado das insígnias episcopais:
 
“São os objetos e símbolos utilizados pelo bispo distintivo que representam o múnus episcopal, ou seja, o dever da função em zelar pela Igreja e pelo seu povo. E quais seriam os significados os seus significados?
 
Anel
Significa a fidelidade da sua união espiritual e compromisso com a Igreja, devendo usá-lo sem¬pre no dedo anelar da mão direita. É entregue no ato de ordenação do bispo.
*
Báculo
Sinal do pastor à ima¬gem do Bom Pastor, utilizado para guiar e orientar o rebanho. É utilizado nas missas durante o evan¬gelho da missa e homilia, ao receber votos e profissões de fé, nos ritos sa¬cra¬¬mentais, ao final das celebrações e quando abençoa. O bispo recebe o objeto durante a sua ordenação.
*
Cruz Peitoral
A cruz dos arcebispos tem dois braços suspensa ao peito com cordão ou corrente. É o símbolo do mistério pascal da morte, ressurreição e vin¬da gloriosa de Jesus Cristo, mistério ao ser¬viço do qual está o bispo, devendo usar-se sem¬pre que o bispo esteja re¬ves¬tido das vestes episcopais.
*
Mitra
É usada sempre que nas celebrações se desloca ou está sentado, quando faz a homilia, abençoa ou vai em procissão (exceto do Santíssimo Sacramento ou da relíquia do Santo Le-nho). Simboliza a fortaleza e a salvação que vem do Altíssimo. Também a recebe durante a ordenação episcopal.
*
Solidéu
A origem da palavra vem do grego, que significa touca ou gorro. Inicialmente foi adotado para tampar a tonsura da cabeça, principalmente em igrejas úmidas e frias. Por isso, seu uso é previsto também fora da liturgia, com vestes talares. É um objeto utilizado nas celebrações e somente retirado da cabeça no ato da consagração e na exposição do Santíssimo Sacramento, justificando seu nome (Soli Deo: somente diante de Deus). Algumas ordens religiosas utilizam o solidéu de acordo com o seu hábito. Os bispos, por exemplo, utilizam a cor rósea.
*
Pálio
É uma insígnia própria dos arcebispos, concedida pelo Papa, usado nas celebrações litúrgicas mais solenes. Simboliza a comunhão com a Igreja Católica e a pertença à determinada Arquidiocese (tanto é que, quando transferido para outro Arquidiocese, o arcebispo recebe outro pálio). Usa-se apenas no território da Província Eclesiástica da qual o arcebispo é metropolita”.
 
Da Arquidiocese de Diamantina
 
*Com informações do site http://sites.ecclesia.pt/catolicopedia/ Enciclopédia Católica Popular de Portugal
Desenvolvedor