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14 FAMÍLIAS DESALOJADAS, INUNDAÇÕES E CAOS. É O SALDO DA CHUVA EM POUSO ALEGRE

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A Prefeitura de Pouso Alegre divulgou na ontem terça-feira (27) um levantamento sobre a situação no município afetado pelas chuvas que caíram durante toda a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (26), persistindo no dia seguinte e ocasionando um verdadeiro caos urbano com alagamentos de vias públicas, inundações de imóveis e consequente desalojamento de famílias e tumultos no trânsito.

Segundo a Defesa Civil do município, a média de índice pluviométrico na cidade foi de 152,9 mm. A região mais atingida foi a do Faisqueira com 163 mm de chuva, Santo Antônio com 161,4 mm e Cidade Jardim com 159,2 mm. Seguidos por Morro do Cristo com 155,4 mm e Aeroporto 125,8 mm.

Cerca de 14 famílias foram desalojadas e precisaram de atendimento na segunda-feira. Doze delas optaram por direcionamento para casa de familiares, sendo 10 do bairro São Judas Tadeu, uma do Santo Antônio e uma do Recanto dos Pássaros. Duas famílias do bairro São Geraldo, totalizando 15 pessoas (seis adultos, oito crianças e um adolescente) foram recolhidas ao abrigo municipal.

Sobre os rios que cortam a área urbana de Pouso Alegre, a Prefeitura informou que o Mandu está com nível de 4,30m e o Sapucaí Mirim 3,10m conforme medição feita na manhã desta terça-feira (27).

A Prefeitura falou ainda sobre a estrutura e suporte de atendimento a pessoas atingidas pelas inundações. Os órgãos e secretarias vinculadas ao Executivo Municipal estarão atendendo da seguinte forma: 

DEFESA CIVIL: 

Atendimentos a ocorrências, cadastro das famílias, avaliação de situações de risco e encaminhamento para abrigo.


SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS: 

- Equipe 24h no local ofertando Serviço de Proteção Social Integral;

- Organização da estrutura e fluxo de atendimento, atendimento psicossocial e encaminhamento necessário.


SECRTETARIA DE EDUCAÇÃO:

- suporte no Abrigo Temporário:

- Estrutura das escolas que servem como abrigo, apoio com motorista, equipe da cozinheira e limpeza. 


SECRETARIA DE SAÚDE:

- Suporte no Abrigo Temporário.

- Ambulância 24h, atendimento da equipe do setor de vacinação e atendimento/Monitoramento da Equipe Consultório na Rua.


SECRETARIA DE TRÂNSITO E TRANSPORTES

- Monitoramento dos pontos de alagamento e necessidade de mudanças de fluxo no trânsito e transporte.


SECRETARIA DE OBRAS:

- Limpeza e drenagem de áreas afetadas

- Funcionamento de bombas de sucção.

 FONTE/CRÉDITOS: Portal da Cidade Pouso Alegre, com informações da PMPA
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