.

O SERTÃO VAI FICAR VERDE? PLANTA DA TEQUILA É APOSTA PARA REVOLUCIONAR A CAATINGA

planta

O agave, uma planta da espécie das suculentas, de porte gigante, conhecida por ser a principal matéria-prima para produção da bebida mexicana tequila, pode estar destinado a mudar a paisagem e a economia nas terras áridas do Nordeste brasileiro. O potencial seria de criar toda uma nova cadeia industrial e até uma nova matriz energética internacional.

A aposta no agave como a “cana da caatinga” para produção de etanol não se limita mais aos centros de pesquisa, mas já chegou a importantes players do mercado. No avanço mais recente, a Shell decidiu investir R$ 30 milhões no projeto Brave (Brazilian Agave Development), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

E por que a planta da tequila chamou atenção da multinacional petrolífera?

Espécies nacionais de agave já existem no sertão como cultivo voltado à extração da fibra de sisal, utilizada na produção de cordas, cestas e tapetes. Mas a concorrência das fibras sintéticas dificultou esse mercado. Desta vez os pesquisadores, e a indústria, estão de olho na enorme capacidade do agave para acumular água, nas condições mais inóspitas possíveis. Na Austrália, resistiu bem a temperaturas de quase 50º C.

📸 Foto: Divulgação

Desenvolvedor