.

Médico explica estado de saúde de Pelé, que está internado em São Paulo

tagreuters.com2022binary LYNXMPEIAT0T5 BASEIMAGE

Pelé, de 82 anos, que está internado no hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, após apresentar um quadro de inchaço por todo o corpo, está com uma síndrome edemigêmica (edema generalizado), o mesmo problema que tirou a vida do cantor Erasmo Carlos, que morreu recentemente. O ex-jogador ainda apresenta uma insuficiência cardíaca descompensada.

A IstoÉ Gente procurou a Dra. Nicolle Queiroz, que é especialista em cardiologia do esporte, que explicou mais sobre o estado de saúde de Pelé.

“O Pele tem um síndrome Edemigenica, isso ocorre quando há um edema generalizado, umas das causas de síndrome edemigenica é a insuficiência cardíaca, quando o ventrículo bate de forma mais lenta. Umas das principais causas de insuficiência cardíaca é o infarto. Podemos ter também por quimioterapia, isso pode acontecer. Por uma pressão não conduzida ou pela idade. Ou seja, existem diversos fatores. Então, alguma coisa fez esse coração bater mais devagar, e depois que ele é medicado, o paciente vive bem, sem edemas, com poucas restrições”, começou a médica.

“Alguma coisa desencadeou a crise, habitualmente nós temos dois motivos: ou não adesão ao tratamento, ou seja, não está tomando os remédios certinho; ou alguma coisa infecciosa, como uma gripe, um resfriado, faz o paciente ter essa insuficiência cardíaca, faz ele ter a crise e ficar totalmente edemasiado”, finalizou Nicolle Queiroz.

Desenvolvedor