O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina divulgou imagens do trabalho de resgate após o deslizamento na BR-376, em Guaratuba (PR), nesta terça-feira (29). Ao menos uma morte foi confirmada no local e outra vítima foi levada ao hospital de Joinville. O acidente fica a 36 quilômetros da divisa de Santa Catarina.
O acidente aconteceu no início da noite de segunda-feira (28). Desde então há bloqueio total da rodovia sem previsão de liberação. Pelo menos 10 carros e cinco caminhões foram arrastados pela lama para fora da pista. Não há informações sobre o número de vítimas e desaparecidos.
Em nota, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina afirmou que a "comunicação é precária" no trecho. Os socorristas participam de uma megaoperação no local desde a noite de segunda-feira (29) com cães farejadores e equipes especializadas.
O sobrevivente levado ao hospital catarinense permanecia na unidade de saúde até a manhã desta terça em observação. O estado de saúde dele é considerado estável.
O que SC enviou ao PR
Na noite de segunda, além das equipes de plantão da cidade de Garuva, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina encaminhou até o local do deslizamento duas equipes especializadas em atendimentos extremos.
As equipes possuem equipamentos específicos para acesso a áreas deslizadas, bem como para resgate veicular. Além disso, também foram encaminhados binômios, que são duplas entre bombeiro militar e cão de busca, para atuação na busca por pessoas desaparecidas.
- 35 bombeiros;
- 10 viaturas;
- Cães farejadores.