Foi com mais dificuldade do que se imaginava. Principalmente pelo fato de Senegal não ter o seu astro Sadio Mané, cortado da Copa por lesão. Mas com gols de Gakpo e Klaassen, no segundo tempo, a Holanda venceu na sua estreia na Copa por 2 a 0 e dividie a liderança do Grupo A com o Equador, que na partida de abertura do Mundial superou o Catar pelo mesmo placar.
Agenda
A Holanda volta a campo na próxima sexta-feira para encarar o Equador, que também venceu na estreia ao bater o Catar por 2 a 0. Assim, quem vencer a partida dá um grande passo rumo à classificação. Já Senegal, também na sexta, encara a seleção anfitriã da Copa.
Primeiro tempo
Holanda e Senegal fizeram um primeiro tempo de muita pegada e bastante equilibrado. Inclusive na posse da bola, com 50% para cada lado. Apontada como a favorita do Grupo A, a seleção laranja procurou mais o ataque, porém teve dificuldade para superar a forte marcação senegalesa. Na melhor oportunidade, aos 19 minutos, após contra-ataque puxado por Bergwijn e cruzamento de Gakpo, De Jong recebeu na área, mas demorou muito para chutar e foi desarmado. Já os africanos, sem o astro Sadio Mané, também não assustaram muito o goleiro Noppert, que fez sua primeira partida com a seleção da Holanda. Empate e placar justo de 0 a 0.
Segundo tempo
a etapa final, o cenário de equilíbrio se manteve. Porém, com Senegal conseguindo criar mais ofensivamente, enquanto a Holanda apostava principalmente no jogo aéreo. Aos 16 minutos, o técnico Louis van Gaal em campo o astro Memphis Depay, do Barcelona, mas eram os senegaleses que chegavam com mais perigo, obrigando o goleiro Noppert a fazer baos defesas. A melhor delas, em chute forte de Diatta, aos 19 minutos. Porém, no melhor momento de Senegal na partida, a Holanda conseguiu abrir o seu placar. E na jogada aérea. Depois de cruzamento com qualidade de De Jong, Gakpo se antecipou aos zagueiros e ao goleiro Mendy e, de cabeça, fe zo gol da vitória do time laranja. Ainda houve tempo para Klaassen aumentar para os holandeses. Boa vitória. Mas suada.
Menino prodígio
Autor do primeiro gol, que tirou a Holanda do sufoco aos 38 minutos do segundo tempo, o jovem Cody Gakpo, de 23 anos, é uma das principais promessas do futebol holandês. Pelo PSV, o jogador tem números superiores aos de Haaland e Neymar na temporada no que diz respeito a participação em gols.