Desde 2005, a ONU elegeu o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Em 2022 a data é celebrada hoje, dia 20 de novembro.
Atualmente, são 1,3 milhões de mortos por ano e 50 milhões de feridos em todo mundo, em decorrência da violência no trânsito, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS. São 140 mil vítimas por dia, entre mortos e feridos. Uma pandemia que se repete há décadas e cuja vacina é respeitar as leis e preservar a vida.
No Brasil, são mais de 33 mil mortos anualmente, 240 mil pessoas que ficam com invalidez permanente, a maioria delas jovens, além de pelos menos outros 300 mil feridos leves, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Não há brasileiro que não tenha entre seus familiares, amigos ou colegas de trabalho uma vítima da violência no trânsito.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito representa a oportunidade para conscientizar a população mundial sobre a importância da adoção de medidas preventivas, com o foco na redução de acidentes.