.

Prefeitura de Jacutinga, por meio da SEGOV/SIAPMA, realizou o 24º Concurso de Qualidade dos Cafés

café jacutinga
 
A Prefeitura de Jacutinga, por meio da SEGOV/SIAPMA, realizou no último sábado, 12 de novembro, o 24º Concurso de Qualidade dos Cafés. O concurso contou com 75 agricultores inscritos, todos do município de Jacutinga.
 
As amostras foram coletadas pelo Eng.º Agrônomo da Emater-MG, Wesley Soler, pelo representante do Sindicato Rural de Jacutinga, José Vicente Legatti, e pelo servidor da Seção de Agricultura, Carlos Molinari. As amostras passaram por três etapas para a verificação da qualidade. Primeiro elas foram preparadas na sede da SIAPMA na novíssima sala de provas de café que deverá ser inaugurada em breve.
 
Após a primeira etapa foram enviadas as amostras preparadas para serem analisadas por 3 Q-Graders certificados da empresa Arabic Cofees da cidade de Lambari-MG, que foram responsáveis pelas demais etapas do concurso. Esta empresa tem expertise na organização de diversos concursos de qualidade de cafés em parceria com empresas particulares, cooperativas, sindicatos rurais e municípios. A segunda etapa do concurso consistiu na classificação física das amostras pela Classificação Oficial Brasileira (COB), na qual 300 gramas de amostra representativa é pesada sendo contabilizados os defeitos segundo os pesos da metodologia vigente.
 
Na terceira etapa todos os cafés foram torrados, moídos, e provados por 3 Q-Graders (análise sensorial) sendo dadas notas de acordo com as qualidades e defeitos presentes nas amostras apresentadas, a avaliação final foi feita baseada na nota sensorial média obtida pelos 3 provadores oficiais, sendo utilizado como critério de desempate a classificação física das amostras (Número de Defeitos).
 
Os vencedores foram:
 
- 3° Lugar Categoria até 950 Metros: Fábio Augusto Crochiquia (Nota 85 Pontos)
- 3º Lugar Categoria acima de 950 Metros: Cláudio Docema (Nota 84,5 Pontos)
- 2º Lugar Categoria até 950 Metros: João Barbosa da Silva (Nota 86,75 Pontos)
- 2°Lugar Categoria acima de 950 Metros: José de Oliveira Prado Neto (Nota 85
Pontos)
- 1º Lugar Categoria até 950 Metros: Lázaro Freinhan (Nota 87 Pontos)
- 1º Lugar Categoria acima de 950 Metros: Geraldo Docema (Nota 85 Pontos Critério
de Desempate Classificação Física)
 
Veja um pouco mais como foi o evento!
 
 
Desenvolvedor