.

EX-MARATONISTA CLAUDIO BANIN DENUNCIA ATLETA OLÍMPICO POR PRATICAR INJÚRIA CONTRA SUA FILHA DE 14 ANOS

injuria
 
Do UOL, em São Paulo
 
Atleta olímpico é acusado de injúria contra adolescente; corredor nega
 
O atleta Thiago André Rosário foi acusado de praticar injúria contra uma adolescente de 14 anos durante treinos na Orcampi (clube de atletismo de Campinas). O pai da menina, Claudio Banin, registrou um boletim de ocorrência ao qual o UOL Esporte teve acesso. O caso foi registrado como injúria (art. 140) no B.O. O fundista, que participou das Olimpíadas do Rio e Tóquio, nega as acusações.
 
Conselheiro tutelar em Jacutinga, Minas Gerais, por quatro anos, Cláudio percebeu um comportamento diferente de sua filha no fim de setembro. Na época, a jovem sempre ficava com raiva quando o pai mencionava a alegria de vê-la treinando no mesmo ambiente em que o atleta olímpico Thiago André.
 
"Quando minha esposa foi conversar com ela, a minha filha disse que estava chateada, porque eu estava sempre falando sobre o Thiago. Ela falou: 'o pai fica defendendo esse cara toda hora, mas ele fica me assediando, perguntou quando ia rolar um beijo nosso'", disse Cláudio ao UOL Esporte.
 
Imediatamente, Cláudio foi questionar a Orcampi e conversou com o ex-atleta Ricardo D'Angelo, técnico de Thiago. Ainda segundo o pai da jovem, a entidade ofereceu apoio e forneceu tratamento psicológico à sua filha.
 
Em 30 de setembro, Cláudio registrou um boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas. De acordo com o documento, ao qual a reportagem teve acesso, o pai da vítima relatou que Thiago fez gestos para a filha no dia 20 de setembro, mostrando que queria falar com ela, e a mesma "não deu brecha". Na data do fato, a menina estava treinando e o atleta teria perguntado: "quando vai rolar o nosso beijo?".
 
Em contato com a reportagem do UOL Esporte, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo declarou que o caso foi registrado como injúria. "O homem de 27 anos foi denunciado pelo pai da vítima, de 14, por demonstrar um comportamento impróprio com a jovem, com frases e gestos inadequados. O pai foi orientado sobre o prazo para oferecer representação criminal, por se tratar de crime de ação penal condicionada. A autoridade policial está à disposição", destacou a autoridade.
 
De acordo com Cláudio, o episódio afetou bastante a jovem que, segundo ele, também foi alvo de tentativa de intimidação por terceiros.
 
"Mexeu com o psicológico dela. Na última competição, ela acabou não indo tão bem, porque está com essa história na cabeça. Outras pessoas vieram falar com ela querendo desencorajá-la [sobre a denúncia]. Ela ficou com receio de ser dispensada da equipe", declarou o pai.
 
Outro lado
 
Em conversa com a reportagem do UOL Esporte, o atleta Thiago André negou as acusações. Segundo o atleta, na data citada, ele estava no mesmo ambiente que a jovem e ambos trocaram olhares, mas não tiveram qualquer outra forma de contato.
 
"Eu nunca falei com ela. Eu nunca toquei nela. Eu estava fazendo gelo lá no centro de treinamento [da Orcampi], quando ela passou e olhamos um para o outro. Nunca nos falamos", disse à reportagem. Segundo Thiago, ele não é atleta do clube, mas usa suas dependências para treinar.
 
Thiago também afirmou que soube do boletim de ocorrência e está aguardando os desdobramentos a partir do registro feito.
 
A reportagem também entrou em contato com a Orcampi e com o técnico Ricardo D'Angelo, mas não obteve retorno. A matéria será atualizada assim que eles se manifestarem.
 
O que é o crime de injúria
 
O artigo 140 do Código Penal define o crime de injúria como:
Injuriar alguém, ofendendo-lhe a digninidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
§ 1º - o juiz pode deixar de aplicar a pena:
I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
Desenvolvedor