Por Festmalhas Jacutinga
A paróquia de Santo Antônio de Jacutinga (MG) está preparando seu primeiro Corpus Christi com os tradicionais tapetes confeccionados em tricôs e malhas, após uma pausa de dois anos devido à pandemia do Covid-19.
A celebração ocorre somente no dia 16 de junho, porém, os trabalhos de elaboração dos tapetes coloridos com fios e retalhos de malhas, já começaram na cidade.
Segundo uma das organizadoras deste projeto, Cynthia Luzia Roberto Fávaro, diferente de outros lugares, onde os tapetes são confeccionados com serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, em Jacutinga, esses tapetes são confeccionados em fios de malhas e neles são tecidos imagens de arte sacras.
“Alguns são confeccionados através de teares retilíneos da mais alta tecnologia que já saem praticamente prontos da máquina, com imagens sacras voltadas ao tema de Corpus Christi, como a hóstia consagrada, do cordeiro e outras ilustrações. Porém, outros tapetes, estão sendo feitos em Patchwork e outros ainda estão sendo bordados manualmente por mulheres da comunidade, eles são belíssimos e ricos em detalhes”, disse.
Todos os tapetes foram adquiridos através de doações dos empresários e dos paroquianos da cidade de Jacutinga.
De acordo com o Pároco, padre Alexandre Acácio Nogueira, a expectativa para essa retomada é grande.
“Devido a pandemia que impôs severas mudanças, dentro às circunstâncias, nestes dois anos adaptamos com um novo modelo, fazendo a passagem motorizada do Santíssimo Sacramento pelas ruas de nossa cidade e por todas as comunidades urbanas, e realizamos um gesto concreto de arrecadação de alimentos. Todos sabem que o cenário era atípico, a presença nos templos acabou sendo restrita e não podendo acontecer aglomerações pelo bem da saúde de todos”, lembra.
Solenidade de Corpus Christi
Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII e acontece até os dias de hoje.
Segundo o pároco, a solenidade de Corpus Christi traz sobre o mistério da presença de Deus vida dos cristãos.
“Cada um de nós nos recolocamos a caminho daquele com quem já nos encontramos, mas que necessitamos de continuar buscando-o ainda mais. Esta solenidade coloca-nos no centro e sentido de todas as demais celebrações”, explicou.
De acordo com a organizadora, os preparativos deste ano já começaram e estão a todo vapor, já que depois de dois anos sem acontecer devido à pandemia, a tradição está de volta.
“Estamos animados, pois a procissão é linda, quando estaremos literalmente estendendo os tapetes para que Jesus possa passar. Quem puder participar dessa procissão com certeza vai ficar encantado. A maioria dos materiais usados nos tapetes e enfeites remete à nossa atividade aqui na cidade, que vive do tricô. É uma maneira de estarmos colocando os nossos serviços e nossos dons em louvor e agradecimento ao Jesus Eucarístico”, disse.
Visitantes e fies poderão conferir os 300 tapetes feitos em Jacutinga no dia 16, às 15h, na Igreja Matriz, quando acontece a missa e logo após a procissão que acontecerá em torno da Praça Francisco Rubim.
Serviço
Fest Malhas de Jacutinga
- Onde: Palácio das Artes
- Endereço: Rua Professor Felipe Augusto Wolf, s/nº
- Quando: De 16 de junho a 3 de julho de 2022
- Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 18h; aos sábados, domingos e feriados das 8h às 20h.
- Entrada franca.