Da Redação Rodrigo Matarazzo | Informações Prefeitura de Jacutinga
Mais uma obra de extrema importância para a população de Jacutinga foi concluída e será entregue nos próximos dias pela Prefeitura. Trata-se da obra do Asfalto Ecológico da Estrada que vai até o Bairro Estância dos Vieiras.
No local foi aplicada uma nova tecnologia que servirá de teste e caso dê certo, será feito um estudo para ver as localidades que poderá receber o asfalto ecológico.
A estrada que liga Jacutinga ao Bairro Estância dos Vieiras é um local que tem um trânsito bastante intenso ao longo do dia e que necessitava deste trabalho realizado pela Prefeitura.
Por ali passam diariamente produtores rurais, moradores locais, estudantes, trabalhadores de empresas localizadas na região, visitantes e turistas que passam pelo local pois a lugar é uma das regiões da zona rural de Jacutinga mais bela e encantadora. Lembrando que a Estrada dos Vieiras foi a primeira de Jacutinga a receber esta nova tecnologia como teste, e como dissemos anteriormente, se aprovada, poderá ser realizada em outras estradas rurais do município. O processo endurecimento do solo dura em torno de 30 dias, entretanto a via já está sendo utilizada pelos moradores do local com bons resultados.
Antes do início desta obra, a Prefeitura Municipal de Jacutinga realizou no mês de maio uma reunião onde detalhou o início da obra do asfaltamento ecológico desta estrada.
A reunião contou com a presença do Prefeito Araujo, Vice-Prefeito Toninho Roque, Secretários Municipais e Vereadores de Jacutinga. O Prefeito Araujo fez um convite especial a Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários da região do Sul de Minas e Leste Paulista, que compareceram ou enviaram seus representantes.
Na oportunidade o representante da empresa Dutra Forte fez uma explanação sobre essa nova tecnologia e como acontece a aplicação do produto no solo. O processo da aplicação do material enrijece todos os tipos de solo, usando uma tecnologia 100% sustentável, respeitando o meio ambiente e a biodiversidade.
Segundo a empresa as etapas de enrijecimento das bases e sub-bases dos solos é simples, rápido e eficiente. O asfalto foi feito com a própria terra da estrada que passa por um trabalho de enrijecimento por meio da adição de produtos que tornam o solo impermeável e sem poeira.
A Dutra Forte informou que o uso dos produtos obedece à ciência da engenharia dos solos o qual na sua operação se utiliza os mesmos equipamentos padrão empregados na terraplanagem.
A empresa Dutra Forte atua nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A Nova Tecnologia já foi utilizada na Alemanha, Australia, Brasil, Canada, Chile, China, Espanha, Índia, Japão e Estados Unidos.
Essa nova técnica tem cinco anos de garantia dada pela empresa.
A aplicação foi o trabalho de terraplanagem comum, adicionando só o aditivo e o produto estabilizante. Foi feito primeiro a escarificação, a gradiação do terreno, que é o destorroamento do local, aplicação do produto e reagente e depois foi feita a compactação. Depois foi realizada a laminação da pista toda para fazer o acabamento, disse o engenheiro da empresa.
O sistema já foi implantado em outros estados como São Paulo e Espírito Santo.
PUBLICIDADE