Da Redação Rodrigo Matarazzo | Informações e Fotos Prefeitura de Jacutinga
Um gesto de amor e solidariedade ao próximo está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Assistência Social e seu equipamento CRAS, neste momento da chegada do frio intenso na região.
O Varal Solidário foi colocado a disposição daqueles que necessitam e estão em situação de vulnerabilidade social no município. Quem passa próximo a sede do CRAS, pode ver que lá foi montado um Varal contendo roupas, agasalhos e sapatos, que foram doados e estão disponíveis para serem retirados por aqueles que estão necessitando de algum item.
Aqueles que quiserem também fazer a sua doação de roupas, poderão levar no CRAS, que fica ao lado da Prefeitura de Jacutinga.
A reportagem do Jornal A Fonte de Jacutinga conversou com a Coordenadora do CRAS Jacutinga, Michele Prado, que deu mais detalhes de como está funcionando o Varal Solidário.
“Estou aqui para falar um pouco sobre o nosso Varal Solidário de Inverno. Essa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Jacutinga, por meio da Secretaria de Assistência Social e seu equipamento CRAS. O nosso objetivo nesse Varal Solidário, como todos sabem é continuar atendendo as famílias de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Nós trabalhamos com os programas e benefícios do Governo Federal, mas também há dentro da própria equipe do próprio município, ações de sensibilidade em relação a vida das pessoas. Como todos estão convivendo com esse frio nos últimos dias, nós entendemos que a arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores, seria interessante neste momento para poder fazer então chegar até as pessoas que não tem condições de adquirir peças com esse frio ou mesmo cobertores. A proposta do Varal é “Doe o que Puder e Pegue o que Precisar”. Então ela funciona assim: o Varal ele fica exposto na parte externa do CRAS, na esquina com a Rua Afonso Pena, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Essas roupas, sapatos e cobertores ficam expostos e dá aos nossos usuários, as pessoas que frequentam o CRAS a autonomia de escolher o que precisar.
Nós temos uma variedade bastante interessante de peças de crianças, de adulto, como cobertores, sapatos, alguns cachecóis e tudo está exposto lá. A parte interessante do nosso Varal é que promove a solidariedade e fomenta nas pessoas a solidariedade. Então, além de quem precisa retirar as peças, nós também damos a oportunidade de quem tem e pode, fazer as suas doações. Estamos recebemos muitas doações, algumas pessoas entram no CRAS, entregam para a gente lá dentro, outras se sentem à vontade e já colocam as suas próprias peças no Varal. Isso tem dado uma circulação muito interessante, muito bacana. Já saíram bastante roupas e essas roupas foram adquiridas por doações e foram sempre bem cuidadas por uma das funcionárias do CRAS, a dona Marli, que lava peça por peça e entrega tudo bem limpinho. O CRAS fica muito feliz com a repercussão que este Varal já está alcançando, tanto por parte de quem precisa, quanto por parte de quem tem se motivado a ajudar. Nós não temos um prazo determinado de encerramento do Varal. Enquanto fizer frio e enquanto tivermos doações, nós estaremos ali com o Varal exposto. Fica lá à-vontade para quem precisar dele”, explicou a Coordenadora do CRAS Jacutinga.
O horário de funcionamento do Varal Solidário é das 9h às 16, de segunda à sexta-feira, na sede do CRAS, em Jacutinga.
EM ANOS ANTERIORES O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JACUTINGA E FOI DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL
Nos anos anteriores esse projeto do Varal Solidário começou a ser desenvolvido nas Escolas Municipais de Jacutinga e foi um sucesso, chamando a atenção da mídia nacional, mais especificamente do Portal de Notícias G1 do Grupo Globo.
Na época a primeira escolar a colocar em prática o Varal Solidário foi a Escola Professor Michel Farhat. Logo após outras escolas aderiram ao projeto social.
A escola Professor Michel Farhat, da rede municipal de Jacutinga (MG), criou um varal solidário nos últimos dias para contribuir com doações de roupas e sapatos para pessoas necessitadas da cidade.
A ação é realizada em conjunto da entrega de atividades escolares para os alunos, desta forma, os pais podem retirar o que precisarem e também contribuir com novas doações.
No varal solidário, colocado na escola localizada na Vila Esperança, foram colocados sapatos e diversos tipos de roupas.
Confira a reportagem feita pelo G1 sobre o assunto!
Escola cria varal solidário com sapatos e roupas para ajudar pessoas necessitadas em Jacutinga, MG
Instituição faz ação nos mesmos dias em que atividades escolares estão sendo entregues para que pais possam retirar o que puderem e também doar materiais.