A maioria dos influenciadores é composta por pessoas comuns que usam redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok para expressar ideais e vender produtos para milhares ou milhões de seguidores.
O usuário que tem ao menos 10 mil seguidores, e faz algum tipo de publicidade, já se enquadra nesse espectro, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.
Atualmente, o mercado de influenciadores digitais conta com mais 500 mil participantes apenas no Brasil, segundo a empresa de informação, dados e mediação germânico-americana Nielsen Media Research.
Mesmo que não seja uma profissão regulamentada, o número desse grupo já ultrapassa o de dentistas formados no país, que atualmente é de 374 mil, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).
A quantidade é maior que a quantidade de arquitetos, com um total de 212 mil profissionais, de engenheiros civis, que chega a 455 mil, e praticamente empata com o número de médicos, em 502 mil.
O valor das campanhas publicitárias no setor varia entre R$ 1 mil e R$ 600 mil, divulgaram agências e profissionais ao jornal Folha de S. Paulo.
Uma pesquisa do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) informou que as redes sociais receberam R$ 1,43 bilhão de investimento publicitário em 2021.
O valor é maior do que o investimento em rádio, jornal, revista e cinema somados no ano passado. Dentro desse número estão inclusos postagem de diversas empresas em redes sociais e contratação de influenciadores através de agências de propagandas.
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