A Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Saúde e da Farmácia Básica Municipal, informa que a causa da falta de medicamentos que a Farmácia Municipal tem sofrido é devido aos atrasos constantes no fornecimento dos mesmos pelos fornecedores. Os servidores estão em contato com estes fornecedores a fim de abreviar ao máximo esta falta, cobrando urgência e questionando os motivos dos atrasos.
Abaixo os motivos que foram reportados pelos fornecedores:
1º- Falta de matéria prima para a produção dos medicamentos pelos fabricantes, que acabam por gerar falta generalizada de vários itens no mercado, causando o atraso no fornecimento dos mesmos. Esta falta de matéria prima é um dos reflexos da pandemia de COVID-19 que prejudicou a importação das matérias primas de outros países, pois o Brasil não consegue produzir o suficiente em nosso território.
2º - Aumento do valor do dólar, que causou o aumento do preço dos medicamentos que levou algumas empresas a não conseguirem cumprir com o contrato, solicitando desistência de fornecimento em alguns casos ou necessitando buscar outros fabricantes, o que também acabou por causar atrasos de fornecimento.
Infelizmente ainda estamos sofrendo os efeitos destes acontecimentos e a Prefeitura segue fazendo novas licitações a fim de encontrar novos fornecedores para que se possa suprir a falta de alguns medicamentos.