.

Regras do EJA A Distância são anunciadas pelo Secretário de Educação de Jacutinga; Prefeito Araujo participou da reunião

274346106 989340225346319 3515827377615626532 n
 
Por Rodrigo Matarazzo
 
Aconteceu na noite da última terça-feira, 22 de fevereiro, no auditório da Secretaria de Educação de Jacutinga, uma reunião que discutiu o novo formato e as regras do EJA A Distância que será implantado em Jacutinga.
 
A reunião contou com a presença do Prefeito Araujo, Vice-Prefeito Toninho Roque, Diretora da Escola Alfeu Duarte Adicleia Vilela, Professores e alunos do EJA.
 
O Secretário de Educação de Jacutinga, Reginaldo Sydine Luiz, na oportunidade explicou e detalhou as Novas Regras que serão aplicadas e anunciou que os alunos do EJA agora receberão uma Apostila com as disciplinas e matérias a serem estudadas no semestre.
 
“Nós teremos quatro reuniões do EJA. Essas reuniões são para nós esclarecermos para os alunos como vai funcionar o EJA A Distância. O EJA A Distância ele surgiu durante a pandemia. Nós tínhamos uma margem de alunos do EJA de 80 a 120 alunos por semestre. Não passava deste número em todas as etapas. Desde a primeira etapa, até o ensino médio. Com a pandemia nós passamos a fazer atividades remotas. O nosso aumento de alunos foi significante. Hoje com o EJA A Distância, nós temos matriculados 504 alunos no EJA à noite na Escola Municipal Professor Alfeu Duarte. Então a gente viu que estávamos atendendo as demandas dos alunos e aí nós modificamos, fizemos a Lei e está nas mãos do Estado. Usamos uma resolução do próprio Estado em que permite que o EJA seja A Distância. Agora vai funcionar da seguinte forma: os alunos vão continuar fazendo suas atividades, só que vai ser uma apostila que eles vão receber agora em março. Eles irão fazer essas atividades em casa até a última semana de abril. Como agora foi liberado as aulas presenciais, o aluno vai ter lá na casa dele o horário das aulas. Se ele tiver dificuldade em matemática, por exemplo, ele olha no horário dele e vê que têm aula de matemática, então ele vem presencialmente na escola no horário e tira as suas dúvidas com o professor e pode ir embora. Se ele não tiver nenhuma dúvida, ele vem somente uma vez no semestre fazer a avaliação na escola. Agora se o aluno quiser vim todas as noites tirar dúvidas com os professores é livre para fazer isso. O aluno frequenta a escola a hora que ele sentir a necessidade de tirar as dúvidas. Se conseguir a média na avaliação para ser aprovado, o aluno no final do semestre será aprovado para a etapa seguinte. Então, essa é a modificação do EJA. Dando oportunidade para que todas as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade certa, possam voltar para a escola e concluir seus estudos”, explicou o Secretário de Educação de Jacutinga.
 
274304829 323564256462889 2808168894541393105 n
 
O Prefeito Araujo que esteve participando da reunião ao lado do Vice-Prefeito Toninho Roque, fez uma reflexão da importância da educação na vida das pessoas.
 
“Todos já sabem e me conhecem que eu sou um verdadeiro apaixonado pela educação. É a Secretaria que me dá mais orgulho por ver as pessoas crescerem no conhecimento. E quando eu vejo o EJA com a facilidade que foi criado, para que os alunos voltassem a estudar e ver a quantidade de pessoas que já se matricularam, mais de 500 pessoas, realmente é motivo de emoção forte de saber que as pessoas só tiveram dificuldades nas oportunidades da vida. Não que não queriam. Como disse o secretário de educação, as coisas de uma forma ou de outra, impediram que as pessoas continuassem estudando. E agora estão demostrando a coragem, a boa vontade, a determinação de voltar a estudar. O conhecer, o saber é o futuro do nosso país, do nosso estado e da nossa cidade. Quanto mais conhecimento, menos ignorância e mais sucesso. As empresas que se instalam em Jacutinga, hoje dificilmente pegam alguém que não tenha pelo menos o colegial. Aqui em Jacutinga as pessoas estão tendo todas as oportunidades de se prepararem. Hoje as empresas querem as pessoas preparadas e com conhecimento em função das novas tecnologias que tocam a produção das empresas. E tudo isso é através do conhecimento, não têm outra forma. Então eu quero cumprimentá-los, parabenizá-los por essa iniciativa e parabenizar a nossa Secretaria de Educação que dá essa retaguarda como foi colocado aqui pelo Secretário Reginaldo, onde ninguém pode dizer que eu não fiz por isso ou por aqui. Vai depender única e exclusivamente da boa vontade das pessoas. Se já se matricularam é porque tem interesse em se qualificar. Meu muito obrigado”, destacou o Prefeito Araujo.
Desenvolvedor