.

Sant'Ana Mestra, obra de Aleijadinho, volta a ser exibida em Mariana após passar por restauração em BH

mg1 acervo 16 02 69 frame 144819

Foram cinco meses para recuperar a peça esculpida no século XVIII.

Por MG1 — Belo Horizonte

Uma joia do barroco brasileiro, esculpida pelo mestre Aleijadinho, está de volta ao Museu de Arte Sacra de Mariana (MG). A imagem de Sant'Ana Mestra retornou à cidade histórica, na Região Central, após passar por uma restauração bem delicada em Belo Horizonte.

Foram cinco meses de trabalhos. A obra, do século XVIII, estava tão danificada que há anos não ficava em exposição. Mas a recuperação, feita na Casa Fiat de Cultura, na capital, revelou surpresas.

“Ela chegou com um processo de degradação muito grande na pintura a ponto de estar até fisionomicamente deformada. Descobriu-se inclusive uma franja na testa de Sant’Ana que não era possível ser vista porque estava sob várias camadas de tinta”, disse a gestora cultural da Casa Fiat, Ana Vilela.

Nesta terça-feira (15), a imagem foi embalada com todo cuidado. Depois, colocada em uma caixa cheia de espuma, e, por fim, fechada.

Para garantir que o transporte da peça fosse feito em segurança, a viagem, que costuma durar pouco mais de uma hora, levou cerca de duas horas.

"A gente dirige como se estivesse pisando em ovos. (...) Preservar nossa cultura é muito importante tanto para Minas Gerais quanto para o próprio país", disse Adriano Damasceno, motorista responsável por levar a obra até a cidade histórica.

A imagem chegou ao Museu de Arte Sacra, em Mariana, onde vai ficar em exposição. O retorno foi comemorado pela comunidade, tão devota a Sant’Ana.

Desenvolvedor