Da Redação Rodrigo Matarazzo | Informações Estado de Minas
Escolha do município sai até o fim de fevereiro. Informação foi divulgada pelo secretário Fernando Passalio
Mais de 210 cidades mineiras entraram na disputa para abrigar a nova fábrica da Heineken, já que a empresa desistiu de instalar uma unidade de produção em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no fim do ano passado. Com a “corrida”, criou-se muita expectativa para saber qual será o município escolhido para receber a nova instalação da cervejaria. O suspense está próximo do seu final. Jacutinga está entre as 210 cidades que se candidataram a receber a nova fábrica da Heineken.
Quando se fala nesse assunto sobre a instalação de uma nova unidade da Heineken em Minas Gerais, a cidade de Jacutinga tem se destacado perante outras cidades do Estado. Mas qual seria o destaque de Jacutinga que atrairia os diretores da cervejaria para se instalar em Jacutinga?
Primeiro, a sua localização bem próxima com a divisa com o Estado de São Paulo e a proximidade com as grandes cidades como Campinas e São Paulo. Essa localização facilitaria o escoamento da produção e toda logística da empresa.
Segundo, por ser uma cidade com boa qualidade e potencial de água mineral onde uma grande multinacional como a Danone já estar instalada a muitos anos no município.
Terceiro, que a cidade possui uma filial da Multinacional Veralli, empresa que produz as garrafas de vidros utilizadas pela cervejaria. Outro fator que pode ser determinante é que a o município conta com o apoio dos diretores da Verallia para interceder junta a Heineken em prol de Jacutinga.
O Prefeito Araujo, que desde o seu primeiro mandato vem se preocupando com a questão de geração de empregos na cidade de Jacutinga e tem batalhado e trazido para o município várias empresas, se empenhou também em assinar um documento onde mostrava o que Jacutinga tem a oferecer para atrair a cervejaria Heineken para a cidade. Um prospecto foi elaborado e enviado a diretoria da cervejaria, mostrando assim que a atual administração está pensando no futuro de toda a população.
A reportagem do Jornal A Fonte de Jacutinga em contato com o Prefeito Araujo, obteve informações que mostram o empenho, preocupação com a população no quesito emprego e a expectativa do gestor para o anuncio da Heineken na escolha da cidade que sediará a nova unidade da cervejaria. O prefeito Araujo falou que está ansioso com o anuncio e que Jacutinga tem toda a possibilidade de receber a fábrica.
“Eu assinei um documento mostrando a nossa Jacutinga, o que nós temos aqui, o gasoduto, a empresa Verallia instalada aqui. Tudo isso nós mandamos dentro de um prospecto, que foi encaminhado para a Heineken, mostrando que a gente teria condições para que a cervejaria viesse a se instalar aqui. Então, entre tantas outras cidades, nós somos uma das que tem a pretensão na instalação da fábrica. Jacutinga aparecendo na listagem de cidades é sinal que a diretoria da empresa recebeu o nosso ofício que mostrava a nossa cidade. Como eles receberam o nosso ofício, Jacutinga está na disputa junto com os outros municípios. O que estão dizendo é que terá uma apuração das cidades onde serão selecionadas as finalistas. Parece que essa é a forma que eles vão fazer para a escolha da cidade que irá receber a nova unidade da Heineken. Não sabemos se nós vamos ser descartados ou se nós vamos ficar dentro das cidades finalistas. Não podemos afirmar nada ainda. Mas de qualquer forma se nós estivermos dentro das finalistas que eles vão selecionar isso vai significar que uma poderá ser escolhida. Mas como já falei, não dá ainda para afirmar que será Jacutinga enquanto a empresa não anunciar. Nenhum trabalho pode ser feito agora, a não ser o apoio da Verallia e de outras empresas, que seria muito mais eficiente eles terem a Heineken mais perto porque a Verallia já fabrica a garrafa em Jacutinga e aí elimina o frete. Enfim, vai ter uma condição bem mais fácil, bem melhor tanto para uma quanto para outra. E eu espero que a nossa cidade seja a cidade escolhida. Mas você sabe entre tantas e tantas, existem cidades nas mesmas condições e às vezes até iguais ou melhor. E aí quem vai decidir são os diretores da Heineken. Nós estamos aqui no aguardo, ansiosos porque temos toda a possibilidade de como recebemos a Verallia e ela se instalou aqui, temos toda a possibilidade dessa cervejaria se instalar em Jacutinga”, disse o Prefeito Araujo.
Até o fim de fevereiro, a Heineken deverá anunciar o local escolhido em Minas Gerais para receber a nova fábrica, que terá investimentos de R$ 1,8 bilhão, com uma produção prevista de 760 milhões de litros por ano, com capacidade para atender toda a região Sudeste. Embora mais de duas centenas de cidades tenham entrado na “corrida”, nos próximos 15 dias a lista deverá ficar menor, com os municípios classificados para a “reta final” da disputa pela indústria.
A informação foi divulgada na última sexta-feira (28/01) pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, em Montes Claros, no Norte de Minas, ao participar de um encontro com empresários do “Clube de Permuta” da cidade. Ele ministrou uma palestra sobre os investimentos em Minas Gerais e as medidas adotadas pelo Governo Estadual para atração de novos empreendimentos, principalmente no tocante à eliminação da burocracia e à agilização de licenças ambientais.
Passalio confirmou que mais de 210 cidades mineiras se candidataram para receber o novo empreendimento, lembrando também que a cervejaria fez o compromisso de manter o investimento no estado.
“Estamos auxiliando a empresa na captação de propostas e no envio delas para que a empresa possa ter a liberdade, dentro dos critérios técnicos por ela definidos, (de escolher) onde ela vai fazer (instalar) nova planta”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. “O anúncio deve ser feito até o fim de fevereiro”, revelou Passalio.
Mas quais são as cidades que mais têm chances de vencer a disputa pela nova indústria? Por enquanto, essa informação é guardada a sete chaves. Os representantes do Governo do Estado evitam fazer qualquer divulgação ou comentário sobre quais municípios têm mais possibilidades de sediar a cervejaria. Eles alegam que o Governo Estadual apenas encaminhou as informações fornecidas pelos municípios interessados à Heineken, e que somente a empresa dará a palavra final sobre a escolha.