.

Chuvas tem causado vários transtornos em cidades do Sul de Minas, Leste Paulista e em todo o País

img20220112092452destaqueBlog

Da Redação Rodrigo Matarazzo

Nos últimos meses estamos acompanhando nos noticiários informações sobre as destruições que as chuvas tem causado em todo o País. O Estado da Bahia e Minas Gerais são os mais afetados com alagamentos e inundações que tem causado várias mortes. São famílias que estão perdendo casas, carros, utensílios domésticos e vidas de familiares e amigos.

Uma tragédia sem tamanho onde deslizamentos de terras tem matado e deixado marcas para o resto na vida das pessoas.

Aqui na região do Sul de Minas e leste Paulista várias cidades tiveram problemas com as chuvas nos últimos dias. Itapira, Monte Sião, Ouro Fino, Espírito Santo do Pinhal. Em Pouso Alegre as águas das chuvas tomaram conta de ruas e alagamentos foram registrados. Em Jacutinga foi registrado em alguns pontos da cidade problemas com enxurrada devido a bocas de lobos não terem suportado a quantidade de água. Mas em Jacutinga os problemas com a limpeza de bocas de lobo já foram resolvidos. Vale destacar que um problema grave de enchente que há muitos anos tirava o sono da população e que nunca foi resolvido, agora na administração do Prefeito Araujo e Vice-Prefeito Toninho Roque esse problema foi definitivamente solucionado.

Os moradores devem lembrar bem das enchentes no centro de Jacutinga, próximo à antiga Estação Ferroviária, que alagava com qualquer chuva trazendo transtornos recorrentes aos moradores do local. Esse problema foi totalmente resolvido. A Prefeitura realizou uma grande obra de Retenção de Água Pluvial no local acabando definitivamente com o problema. Outro ponto da cidade que a população convivia com grandes enchentes era no Bairro Coronel Rennó de Baixo nas proximidades da EMEI. Esse problema também foi resolvido. Foi trocada toda a tubulação próxima à EMEI, cerca de 600 metros, onde qualquer chuva causava transtorno aos moradores próximo ao local.

Desde 2017 que a atual administração vem trabalhando incansavelmente para solucionar vários casos de alagamentos em pontos da cidade.

Se comparado com outras situações mais graves pelo país afora, inclusive aqui na região do Sul de Minas, Jacutinga não tem sofrido consequências graves com as chuvas. Temos que agradecer a Deus pois não foram registradas mortes e nem perdas matérias devido as chuvas na cidade.

Para se ter uma ideia da situação na região, em Pouso Alegre várias famílias tiveram que deixar suas casas e foram levadas para um abrigo devido a intensidade das chuvas.

q

Em Espírito Santo do Pinhal na última quarta-feira após as chuvas que caíram, a parede de um depósito de bebidas desabou nas proximidades da rua Barão de Mota Paes. O terreno onde está sendo preparado um novo alicerce cedeu com o acúmulo de água e desencadeou a queda do muro; graças a Deus não houve vítimas.

271814666 1623382424665877 6114694541665770587 n

Em Caxambu-MG, parte de uma casa desabou com as chuvas na madrugada da quinta-feira, 06 de janeiro, no bairro Santa Cruz. Segundo informações da Defesa Civil, os moradores da residência ouviram um barulho na estrutura por volta de 1h. Eles conseguiram pegar alguns pertences e saíram. Não ouve mortes.

w

Em Itapira com as chuvas que caíram essa semana várias ruas ficaram inundadas, pessoas ficaram ilhadas e comerciantes ficaram no prejuízo.

271839389 4399122913525683 9140627659940687654 n

Em Patos de Minas, no Alto Paranaíba uma cratera se formou no quilômetro 80 da LMG-743 e uma ambulância de Quintinos, da mesma região, que passava pelo local acabou sendo atingida pela cratera, mas segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), ninguém se feriu.

Por pouco a ambulância, que passava pelo local no momento do acidente, não foi engolida pela cratera. Não foi informado se ela estava carregando pacientes.

271587953 4911952165492136 2302539981417654877 n

Esses são alguns exemplos de grandes transtornos causados pelas chuvas em todo o país e na nossa região que inclusive começa a afetar diretamente os agricultores e a pecuária. Lembrando que um levantamento preliminar feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) mostra que, em Minas, 127 mil produtores rurais (número aproximado) sofreram algum tipo de dano por causa das chuvas das últimas semanas. O estudo aponta que a situação foi relatada em 416 municípios do estado (48,7% do total).

Entre os municípios com estimativa de áreas afetadas, a produção de feijão primeira safra foi a mais prejudicada, com 42,2% da área a ser colhida. As regiões Norte, Cerrado, Nordeste, Leste e Central foram as mais atingidas. Já na produção de hortaliças, é estimado comprometimento de 37% da área, principalmente nas regiões Nordeste, Leste e Central de Minas Gerais. A produção de milho (safra verão) tem uma estimativa de 23,3% de área afetada, com destaque para as regiões Norte, Nordeste e Central.

Pecuária

Na pecuária leiteira, a estimativa da Emater mostra que, nos municípios prejudicados pelas chuvas, 21,4% da produção de leite foi comprometida, principalmente nas regiões Nordeste, Leste e Central. Uma pesquisa feita pelos técnicos da empresa com 96 laticínios no estado indicou que, em média, a queda na captação de leite foi de 9%, principalmente pela dificuldade de deslocamento em algumas localidades.

Outras atividades que registram possibilidade de dano com as chuvas foram piscicultura (28,3%), avicultura caipira (23,7%), pecuária de corte (17,7%) e suinocultura caipira (15%).

e

E as previsões para os próximos dias é que as chuvas devem continuar em todo o estado de Minas Gerais, mas com intensidade menor.

Na quarta-feira, o estado atualizou para 341 o número de cidades mineiras em situação de emergência por conta das chuvas intensas da última semana em Minas Gerais, aumento de 196 municípios em 24 horas. As informações constam no boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) nesta quarta-feira (12/1). Ainda segundo o balanço, desde o início do período chuvoso, em outubro de 2021, são 24 mortes em decorrência das tempestades, 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados.

O governador Romeu Zema se reuniu com o Comitê Gestor de Medidas de Prevenção e Enfrentamento das Consequências do Período Chuvoso, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Administrativa, e acompanhou as ações de prevenção e ajuda direta à população que estão sendo desenvolvidas pelas Forças de Segurança.

Desenvolvedor